Detetores de presença e movimentos

Detectores de presença e detectores de movimento - simplesmente óbvios

Seja para salas de entrada ou salas de armazenamento, em casas particulares ou edifícios comerciais - Theben oferece o detector de presença e detector de movimento ideal para montagem na parede e montagem no tecto para cada aplicação. Todas as unidades são fáceis de montar e simples de operar. Também ajudam a poupar energia através do controlo da iluminação dependente da presença ou do movimento e a aumentar o conforto e a segurança dentro e fora de casa. Para além dos dispositivos clássicos, Theben também oferece dispositivos para utilização em sistemas KNX e para conceitos de iluminação de acordo com a norma DALI-2.

Detectores de presença e detectores de movimento - simplesmente óbvios

Seja para salas de entrada ou salas de armazenamento, em casas particulares ou edifícios comerciais - Theben oferece o detector de presença e detector de movimento ideal para montagem na parede e montagem no tecto para cada aplicação. Todas as unidades são fáceis de montar e simples de operar. Também ajudam a poupar energia através do controlo da iluminação dependente da presença ou do movimento e a aumentar o conforto e a segurança dentro e fora de casa. Para além dos dispositivos clássicos, Theben também oferece dispositivos para utilização em sistemas KNX e para conceitos de iluminação de acordo com a norma DALI-2.

Qual é a diferença entre um detector de presença e um detector de movimento? Os detectores de presença funcionam de acordo com o mesmo princípio que os detectores de movimento: Registam a radiação térmica no seu ambiente ou na sua área de detecção. Se a radiação térmica for registada na área de detecção, accionada por exemplo por uma pessoa que se aproxima, o detector de presença converte-a num sinal eléctrico mensurável. Quando o brilho desce abaixo do limiar estabelecido, a luz é ligada.

A diferença entre os detectores de movimento e os detectores de presença reside na sensibilidade dos sensores. Os detectores de presença têm sensores muito mais sensíveis do que os detectores de movimento e registam até os mais pequenos movimentos. Os sensores sensíveis dividem a área de detecção de um detector de presença uniformemente em até 1.000 zonas. Como um tabuleiro de xadrez, as zonas percorrem toda a área de detecção. Mesmo alterações mínimas na imagem térmica, tais como digitação num teclado num escritório em open-plan, são registadas. Um detector de movimento, por outro lado, só reage a grandes alterações na imagem térmica e é, portanto, principalmente adequado para aplicações que envolvam movimentos maiores, a pé ou ao ar livre.

Outra diferença entre os detectores de movimento e os detectores de presença é a medição da luz. Um detector de movimento mede a luminosidade uma vez quando liga a luz devido a um movimento. Se registar movimento no curso seguinte, por exemplo, de manhã numa sala de escritório, o tempo excedente é ajustado uma e outra vez. Assim, a luz permanece ligada embora a luz do dia já seja suficiente e o valor de brilho estabelecido tenha sido ultrapassado durante muito tempo. Assim, a luz permanece acesa desnecessariamente.

Em contraste, os detectores de presença medem permanentemente o brilho: se um valor de brilho definido individualmente for excedido, o detector de presença desliga a luz, mesmo que detecte movimento. Para além dos custos energéticos, isto também permite poupar muito CO2.

Para que aplicações são adequados detectores de presença ou detectores de movimento? Os detectores de presença e os detectores de movimento oferecem uma enorme gama de aplicações dentro e fora de casa e satisfazem até os requisitos mais exigentes para um controlo de iluminação conveniente e eficiente em termos energéticos. Aqui estão alguns exemplos:

  • Salas sanitárias e auxiliares: Iluminação automática, dependente do movimento de uma sanita (restaurante) sem luz do dia. Enquanto o detector de movimento é activado pelo sensor PIR, o microfone integrado define o tempo de seguimento. Recomendações: Detector de presença theMura S180-101 B UP, detector de presença thePiccola P360-100 DE ou detector de movimento LUXA 103-100 UA.
  • Salas de armazenamento sem luz do dia: Numa pequena sala de armazenamento sem janelas, a luz deve acender automaticamente assim que alguém entra na sala e - para poupar energia - também se desliga novamente após um tempo de seguimento definido.  Recomendação: Detector de movimento theMova S360-100 DE, detector de presença theRonda S360-100 DE ou detector de movimento theMura S180-100 UP.
  • Escadarias sem luz do dia: Iluminação automática de uma escadaria sem janelas num parque de estacionamento de vários andares. Recomendação: Detector de movimento theMova P360-100 UP, detector de presença theRonda P360-100 M UP ou detector de movimento theMura S180-100 UP.
  • Salas húmidas: O controlo da iluminação dependente da presença em vestiários com chuveiros requer uma classe de protecção elevada. Isto porque nestas salas existe o risco de que os detectores de presença e de movimento possam ser expostos a salpicos de água. Recomendações: Detector de presença theRonda S360-100 UP, detector de movimento thePiccola S360-100 DE ou detector de presença theRonda S360-100 DE.
  • Salas de entrada, foyers e lobbies: Controlo de iluminação dependente da presença, por exemplo, no hall de entrada de um edifício da administração, também a partir de uma grande altura. Recomendação: detector de presença theRonda P360-100 M UP ou detector de presença thePrema P360-101 E UP.
  • Corredores, corredores e vias de fuga: Iluminação automática de um longo corredor com grandes janelas. Em frente às fachadas das janelas estão escritórios cujas paredes são parcialmente de vidro. Os movimentos nos escritórios não devem ter qualquer influência no controlo da iluminação no corredor. Recomendação: Detector de presença (detector de corredor) oPassa P360-101 UP.
  • Escritórios e locais de trabalho: Luz dependente da presença e controlo climático dos postos de trabalho individuais. A iluminação deve poder ser ligada e desligada, conforme necessário, a partir da secretária através de controlo remoto. Para uma presença a curto prazo na sala, a luz não deve permanecer acesa por mais de dois minutos para poupar energia. É desejável uma adaptação dinâmica do tempo excedido ao comportamento do utilizador. Recomendação: a Prema S360-100 Edetector de presença montado no autoclismo.
  • Escritórios e salões em open-plan: Gestão de luz complexa num escritório em plano aberto com medição de luz na frente da janela com incidência de luz do dia, bem como no lado mais escuro do corredor. Dependendo dos valores de lux aí medidos, a luz em todo o escritório deve ser ligada. Recomendação: Detector de presença a Prema P360-101 E UP ou detector de presença PlanoSpot 360 DALIDE.
  • Salas de desporto: Ao entrar no campo de jogo de um ginásio, a luz deve acender-se automaticamente. Cada um dos três campos de jogo deve ser trocado independentemente. Um passo tem 21 metros de largura e 30 metros de comprimento. O pavilhão desportivo tem grandes frentes de janela com a luz do dia incidente. Recomendação: detector de presença theRonda P360-100 M UP ou detector de presença thePrema P360-101 E UP.
  • Salas de aula, salas de seminários e salas de conferência: Controlo independente, dependente da presença e do brilho de três faixas de iluminação DALI numa sala de aula ou de seminário. Cenários de iluminação que podem ser chamados através de controlo remoto são desejados. A luz do dia incidente deve ser utilizada de forma óptima. Recomendação: Detector de presença theRonda P360-330 DALI UP.
  • Armazéns, bibliotecas e arquivos: Iluminação dependente do movimento dos corredores individuais de um armazém. Os empilhadores ou empregados no corredor principal não devem accionar qualquer luz nos corredores transversais. A luz só deve ser ligada ali quando os corredores transversais são introduzidos. Recomendação: Detector de presença (detector de corredor) oPassa P360-101 UP.

Os detectores de presença podem fazer mais do que a luz Com detectores de presença de Theben, todas as opções de controlo de iluminação inteligente e eficiente em termos energéticos estão abertas a si. Para além da aplicação clássica de controlo de iluminação em escritórios, corredores e edifícios públicos, também se pode controlar o aquecimento e o ar condicionado de acordo com a presença. Isto poupa-lhe custos energéticos e reduz significativamente as emissões de CO2. Os detectores de presença reagem aos mais pequenos movimentos e medem simultaneamente a luminosidade da sala. Se nenhum movimento for registado ou se for excedido um valor de brilho definido individualmente, o detector de presença desliga automaticamente a luz.

Vantagem da área de detecção quadrada   A área de detecção quadrada é ideal para a grande maioria das salas onde os detectores de presença são utilizados. Isto permite que os detectores individuais sejam dispostos na perfeição. Sem gafe e sem sobreposições desnecessárias. Sem ângulos mortos. Isto simplifica o planeamento, reduz o esforço de instalação, poupa energia e reduz os custos. Isto porque normalmente são necessários menos dispositivos devido à área de detecção quadrada.

Planeamento óptimo de detectores de presença e detectores de movimento Qualquer pessoa que queira colocar, utilizar e controlar correctamente a luz desde o início é bem aconselhada a utilizar a simulação de luz Relux gratuita. Relux oferece software profissional de planeamento para a concepção e realização de tarefas complexas de controlo de iluminação. O software para projectistas, arquitectos e designers de iluminação baseia-se nas soluções de iluminação de muitos fabricantes e é apreciado pelos utilizadores em todo o mundo. Theben é um membro da Relux no grupo de produtos Sensores.

Com o software de planeamento CAD vermelho , os planos podem ser criados de forma profissional e eficiente. Graças à biblioteca de símbolos integrada, as áreas de detecção dos detectores de movimento e de presença de Theben podem ser incluídas nos planos de forma rápida e fiável.