Design de produto na Theben
Página inicial > Empresa > Design

Único e muitas vezes premiado – o novo design de produto da Theben

Para muitos, trata-se de pura funcionalidade – a tecnologia pura. Para nós, para a Theben, é mais do que isso: a forma perfeita dos nossos produtos.

De facto, não se trata "apenas" de aparelhos aperfeiçoados do ponto de vista tecnológico, desenvolvidos e produzidos com um elevado grau de precisão. Trata-se, sim, de elementos completos em cujo desenvolvimento a Theben investe muita energia tanto na forma e na qualidade do material, como na funcionalidade e na facilidade de utilização. Por detrás deles está uma elevada exigência e uma linha de design clara, que entretanto já foi premiada com vários prémios, como é o caso do IF-Award, o PLUS-X-Award Good Design e o reddot award.

"Claro que estamos muito satisfeitos", afirma Paul Schwenk, Conselho de Administração da Theben AG, "por os nossos esforços para conseguir um design extraordinário terem sido confirmados por prémios de design internacionais." A forma, os materiais, a cor  e a inscrição representam precisão técnica e clareza, por um lado, e consequentemente a própria marca. Todos os produtos Theben são reconhecidos à primeira vista, e não apenas devido ao logótipo. Isso faz deles produtos únicos. Esta linguagem do design é particularmente evidente nos novos produtos dos detetores de presença e de movimentos.

Contornos elegantes, definidos e redondos – no chamado design de gota – conferem aos detetores, thePrema, theRonda e theMova, uma linha fluida que se une aos tetos, às paredes e aos telhados, integrando-se neles e definindo efeitos estéticos onde ninguém os espera. "Desenvolvemos o conceito de design sustentável", explica Paul Schwenk, "com um designer de produtos  conceituado. Para nós era sobretudo importante que os produtos pudessem ser integrados e inseridos discretamente no respetivo ambiente e que a sua função e aspeto estético mantivessem uma relação equilibrada."    
  
A Theben envereda assim por um caminho que ainda há pouco tempo parecia inimaginável: lidando de forma ofensiva no design com os aparelhos funcionais tipicamente tecnológicos. Entendê-los e integrá-los como parte da arquitetura visível e configurável e da infraestrutura do edifício, sem os colocar em primeiro plano. Conseguimos assim uma característica distintiva evidente em relação à concorrência.
  
A ela pertencem igualmente Estações meteorológicas em plástico semi-transparente que se fundem na ótica da fachada e só se tornam visíveis se observarmos atentamente. Da mesma forma, os aparelhos explicitamente visíveis pertencem àqueles que não podem ser simplesmente descobertos mas que querem, sim, ser descobertos. Precisamente porque a utilidade que proporcionam também merece o seu reconhecimento.
  
A linguagem visual da Theben joga com esta descoberta, com este reconhecimento, com esta observação da utilidade, mostrando àqueles que observam onde é que os produtos da Theben estão instalados.
  
Preste atenção uma vez. À linha, à elegância funcional da forma e à utilidade dos nossos produtos. É uma fusão bem conseguida da forma e da função.

 

Vista geral de todos os prémios de design

 

Prémios gerais

Theben gehört zu den "Most innovative brands 2015"

 

 

Foco LED theLeda P

Detetor de movimento e de presença thePiccola

Detetor de presença PlanoSpot KNX

Detetor de presença thePrema

Designpreise Präsenzmelder thePrema

Detetor de movimentos theMova S

 

Designpreis Bewegungsmelder theMova S DE

Detetor de movimentos theLuxa P

 

Designpreis Bewegungsmelder theLuxa P

Detetor de movimentos theLuxa S150/ S180

Designpreis Bewegungsmelder theLuxa S150

Detetor de presença PlanoCentro

Designpreis Präsenzmelder PlanoCentro

Visor multifunções KNX VARIA

Designpreis KNX-Multifunktionsdisplay VARIA

Atuador KNX CHEOPS control

Designpreis Stellantrieb CHEOPS control KNX